Quando um aluno decide aplicar para uma universidade ou Colleges nos Estados Unidos, ele deve entender as diferenças entre este processo com o vestibular no Brasil. A primeira coisa que devemos reconhecer é que qualquer processo de ingresso ao ensino superior norte-americano será muito diferente do que estamos acostumados aqui.
Nos EUA, instituições de ensino superior desejam primeiramente encontrar alunos que possuem o perfil que se encaixe e agregue ao cotidiano do campus.
Um ponto importante é que essas instituições de ensino superior podem escolher apenas um número limitado de candidatos. Muitas vezes, a concorrência será acirrada, principalmente com alunos estrangeiros. Imagine, um aluno brasileiro irá competir com alunos de todo o mundo, por isso o seu currículo deve ser o melhor possível e o seu perfil o mais atrativo. É certo que as universidades e Colleges nos Estados Unidos investem no aluno e por isso procuram o perfil ideal.
Quem já está no processo de application sabe, as universidades e colleges procuram muito mais que as notas e os resultados em testes. Elas desejam conhecer o aluno como uma pessoa que vai trazer uma visão de mundo diferente e que tem todas as habilidades para ser bem sucedido no campus.
- Quais cursos do ensino médio o aluno fez conforme listado no histórico escolar?
- Que notas o aluno obteve em cada curso?
- De onde é o aluno?
- Como é a família do aluno?
- O aluno pode pagar a universidade?
- De quais atividades, além das aulas, o aluno participava enquanto cursava o ensino médio?
- De quais atividades o aluno participou fora do colégio?
- Quais são os interesses do aluno?
- O que o aluno quer estudar e por quê?
- Quando o aluno quer começar a graduação?
- Quão bem o aluno se saiu na redação do application?
- Quão bem o aluno se saiu no teste padrão? SAT e/ou ACT
- Quão bem o aluno se saiu no teste TOEFL ou IELTS?
- O aluno praticou algum esporte na escola? Planeja participar do programa de esportes da universidade?
- Esse aluno tem outros talentos, como música, escrita, artes visuais, dramaturgia etc. e continuará nessa área enquanto estiver na universidade?
- Que outros pontos fortes a universidade deve conhecer sobre o aluno?
O processo de escolha das universidades e colleges é longo e complicado. Cada instituição tem as suas próprias regras e requerimentos. É importante entender que se dedicar desde cedo é muito importante para se destacar.
Alunos que querem ser competitivos nas grandes universidades norte-americanas começam o trabalho já no final do ensino fundamental II brasileiro. Claro, nunca é tarde para começar a se preparar e a Genium pode te ajudar se o seu sonho é estudar nos EUA.
Precisa de ajuda nessa jornada? Na Genium, há o serviço de assessoria para possível ingresso e obtenção de bolsa de estudo em universidades e colleges dos Estados Unidos.
Conheça mais sobre o Conselheiro Americano aqui
Se você pratica esportes que quer jogar em uma universidade nos Estados Unidos adquira e agende a sua entrevista com o Conselheiro Americano Sports aqui.