Você tem planos de ingressar em uma universidade no exterior, mas está se perguntando o que é GPA? Não se preocupe, você não é o único! O GPA, ou Grade Point Average, é uma métrica de desempenho acadêmico muito utilizada em sistemas de ensino, especialmente nos Estados Unidos.
Por ser um dos requisitos dos processos de admissão em instituições de ensino superior no exterior, é importante entender o que é, e como o GPA acaba fornecendo uma visão consolidada do seu desempenho acadêmico. Confira!
O que é GPA?
O GPA, traduzido para o português como “média ponderada”, é uma média das suas notas, levando em conta o peso de cada matéria no currículo.
Seu cálculo é como um resumo das notas de um aluno no ensino médio, sendo calculada em esquema de 0 a 4. Nos Estados Unidos, ela corresponde à média geral de todas as matérias estudadas durante os quatro anos do High School.
A ideia principal é dar uma pontuação ao aluno ao longo dos estudos, para mostrar se as notas dele estão mais altas ou mais baixas. A escala do GPA vai geralmente de 1 a 4, e serve para ver se o aluno está no caminho certo, conforme o que a universidade espera dele.
Dessa forma, se um estudante do Brasil quiser entrar numa universidade americana, o GPA deve ser calculado usando as notas dos 3 anos do ensino médio e do último ano do ensino fundamental, totalizando os quatro anos utilizados como base na soma.
Diferenças do cálculo do GPA no Brasil e no Exterior
Os sistemas de notas diferem entre os vários países do mundo. Para entender melhor o sistema do GPA, primeiro é preciso analisar algumas das maneiras como países distintos implementam essa avaliação. Alguns exemplos:
- A – F (nos EUA, Canadá, Tailândia, Arábia Saudita, entre outros)
- 1 – 10 (Holanda, Colômbia, Letônia, Brasil, Macedônia, Israel, entre outros)
- 1 – 5 (Alemanha, Áustria, Rússia, Eslováquia, Paraguai, entre outros)
- Porcentagem (Kuwait, Bélgica, Hungria, Polônia, entre outros).
Existem outros métodos comuns que as universidades podem usar para avaliar e pontuar os alunos. No entanto, elas precisam tornar essas notas traduzíveis, ou seja, legíveis para outros países e universidades. Por isso, geralmente usam um sistema de pontuação baseado em uma média.
No contexto brasileiro, as avaliações escolares geralmente seguem uma escala de 0 a 10. Portanto, ao calcular o GPA, o resultado também será um número dentro dessa faixa. Se o resultado for 10, isso indica que o estudante obteve a nota máxima em todas as disciplinas cursadas naquele período.
Já nos Estados Unidos, a avaliação dos alunos é feita por meio de um sistema de letras, indo de A a F. Nesse sistema, “A” representa a nota mais alta, enquanto “F” representa a mais baixa.
Como não é possível fazer o cálculo diretamente com letras, as escolas convertem cada letra para um valor numérico. Dessa forma, A é equivalente a 4, B a 3, C a 2, D a 1, e F a 0 (observando que a letra E é pulada nessa conversão).
Quando convertemos letras para números no sistema de notas, acontece uma mudança. Ou seja, ao invés de A, B, C, etc., usamos números de 0 a 4. Por exemplo, se você vai bem em todas as matérias, sua média será nota 4.
Como calcular seu GPA?
Além de saber o que é GPA, é importante ter em mente que a forma de calcular pode variar entre o ensino médio e o ensino superior. Por isso, separamos em etapas como você deve fazer este cálculo para cada situação.
No ensino médio
O cálculo do GPA geralmente é simples porque todas as disciplinas costumam ter o mesmo peso. Para calcular a média em um determinado período, basta somar todas as notas obtidas e dividir pelo número de disciplinas cursadas.
Por exemplo, um estudante que, em um bimestre, fez aulas de matemática, português e inglês, obtendo notas de 8, 9 e 9, e quer saber qual o GPA dessas matérias, deve somar as notas (8+9+9) e dividir por 3 (o número de disciplinas estudadas no período), resultando em 8,6.
Ao calcular o GPA ao longo de todo o ensino médio, o processo se torna mais abrangente. Uma opção é usar o valor em cada período de estudos (trimestre ou bimestre) e, em seguida, encontrar a média desses valores, resultando no GPA final em uma escala de 0 a 10.
Outra maneira é somar todas as notas ao longo do ensino médio e dividir pelo número total de matérias durante esse período. Por exemplo, se um estudante cursou 8 disciplinas por bimestre, em 4 bimestres, ao longo de 3 anos, totalizou 96 (843) notas diferentes, assim, a soma de todas as notas seria dividida por 96 para obter o GPA.
Mas, vale ressaltar que em qualquer caso, é possível solicitar à escola que realize esse cálculo e te ajude a definir o seu GPA. Os alunos da Genium, inclusive, podem contar com a ajuda dos Learning Coaches para entender melhor sobre esse cálculo.
No ensino superior
A influência do número de créditos nas notas do GPA durante a graduação ou pós-graduação também é importante. Para calcular o GPA em um período específico, a fórmula envolve multiplicar cada nota pelas correspondentes quantidades de créditos.
Por exemplo, mesmo com uma nota menor em uma disciplina, seu impacto no GPA foi limitado devido aos créditos mais baixos. Ou seja, o cálculo é aplicado de forma mais ampla ao longo da graduação.
Como converter o GPA em uma escala de 0 a 4?
Conhecer seu GPA em uma escala de 0 a 10 pode ser irrelevante se você quiser estudar em uma universidade internacional, uma vez que a maioria das universidades nos Estados Unidos utiliza uma escala de 0 a 4. Felizmente, esse processo envolve uma única regra de três, resultando em uma operação relativamente simples.
A ideia é a seguinte: sua nota na escala de 10 (N) está para 10 assim como sua nota na escala de 4 (X) está para 4. A fórmula para essa conversão é: X = 4N / 10. Em outras palavras, para converter seu GPA na escala de 10 para a escala de 0 a 4, basta multiplicá-lo por 4 e dividir o resultado por 10.
Assim, se você possui um GPA de 8, por exemplo, deve realizar a operação 8×4 / 10. Isso resulta em 32 dividido por 10, equivalendo a 3,2. Ou seja, ter uma média ponderada de 8 no Brasil é equiparado a um GPA de 3,2 nos Estados Unidos.
O que o GPA significa além dos números?
É importante ter em mente que o valor obtido pode não ser o mesmo que a universidade à qual você se candidatou utilizará. Segundo o US News, as instituições recalculam frequentemente o GPA dos candidatos. Esse processo pode envolver a exclusão de disciplinas não presentes no currículo regular ou a normalização das notas entre candidatos de diversas origens.
Em alguns casos, as instituições também dedicam maior atenção ao histórico acadêmico dos candidatos do que apenas ao GPA. Isso permite que elas entendam de forma mais aprofundada a trajetória do aluno até sua candidatura.
Por exemplo, um estudante que foi melhorando em matemática ao longo do ensino médio pode despertar mais interesse do que um aluno que sempre teve bom desempenho, mas teve algumas notas baixas no final.
Qual dos tipos de GPA são preferidos das universidades?
De maneira simples, muitas universidades internacionais prestam mais atenção no GPA ponderado, porque ele mostra melhor o quão difícil foram suas aulas. Mas, é importante dizer que, na hora de analisar e escolher os alunos, as instituições estão de olho no seu histórico total, não apenas no valor GPA isolado.
Elas querem saber quais matérias você fez, o quão desafiadoras eram e como você se saiu nelas. Tudo isso ajuda a ter uma ideia mais completa do seu desempenho acadêmico e porque você merece conquistar uma vaga na instituição.
Na Genium, por exemplo, você pode contar com o Single Courses para enriquecer seu currículo escolar, estudando as matérias que mais gosta, dentre 43 opções em diferentes áreas, todas em inglês e sem sair de casa.
Conte com a Genium para aumentar as chances de admissão nas universidades internacionais!
Mais importante que saber o que é GPA, é colocar em prática o melhor do ensino norte-americano no Brasil.
A Genium oferece a todos os estudantes brasileiros, incluindo você, a chance de vivenciar o melhor High School dos Estados Unidos sem sair do Brasil. Esta é a sua oportunidade de vivenciar uma experiência única, alcançar fluência no inglês e obter um diploma de ensino médio americano com o selo Cognia, reconhecido em todo o território norte-americano!
Além disso, você também pode contar com a assessoria do Conselheiro Americano para te guiar em todo o processo de admissão às melhores universidades do mundo!
Acesse nosso site e saiba mais sobre os serviços da Genium que vão te fazer conquistar um futuro promissor!