Existem muitas línguas no mundo, mas a língua inglesa é a mais conhecida delas. Afinal, ela não é apenas o idioma dos negócios, mas sim o mais falado no mundo. Isso mesmo, mais de 1,8 bilhões de pessoas falam inglês.
Você já parou para pensar o porquê e como a língua inglesa se tornou tão versátil? Os motivos são os mais diversos e podemos adiantar que vale muito a pena conhecer a história do idioma e entender como ele se tornou o número 1 no mundo.
Pronto? Vamos lá!
O que é a língua inglesa?
Que a língua inglesa é uma das mais faladas do mundo você já sabe, por esse motivo é considerada uma língua franca. Ou seja, um idioma que um grupo de pessoas multilíngues escolhe ou desenvolve para que possam se comunicar com pessoas de outros países.
É conhecida como uma língua muito flexível e rica, tanto em vocabulário quanto gramática. O idioma conta com um grande número de palavras, formadas por influência de outras línguas, incluindo latim, francês, alemão e grego antigo. Dessa forma, é possível se expressar de diversas maneiras e contextos.
Além de ser o idioma oficial de países como Estados Unidos, Austrália, Canadá, Reino Unido e Nova Zelândia, o inglês também é uma das línguas oficiais da ONU – Organização das Nações Unidas, além da União Europeia e muitos outros órgãos internacionais importantes. É amplamente utilizada em diversos países para facilitar os negócios e acordos, melhorar a educação e contribuir para a tecnologia e entretenimento.
Por ser utilizada em todo o mundo, muitas escolas oferecem o aprendizado da língua como segundo idioma. Apesar de parecer algo básico ou até mesmo comum, essa é uma forma valiosa de preparar os alunos para vivenciarem e despertarem o desejo de buscar novas experiências em suas vidas, falando uma língua global.
Particularidades da língua inglesa
A gramática da língua inglesa é relativamente simples quando comparada com outras línguas, até mesmo com as chamadas românticas, como o português. Ela possui apenas dois gêneros gramaticais, masculino e feminino, e não possui flexões de caso para substantivos, exceto para aqueles com o apostrofo “’s” e para alguns pronomes.
Além disso, a maioria dos verbos possui apenas quatro formas principais: o infinitivo, o passado simples, o particípio passado e o gerúndio. No entanto, a língua inglesa possui uma complexidade significativa em relação à sua pronúncia, ortografia e pontuação.
Isso acontece, principalmente, por conta da sua história e a influência de várias outras línguas. A ortografia inglesa é notória por ser irregular e não seguir regras consistentes, o que pode ser difícil para quem está começando a aprender a idioma.
Qual a origem da língua inglesa?
Assim como grande parte das línguas faladas no mundo, o inglês é o conjunto de inúmeros dialetos usados pelos antepassados que viviam no que agora é a Grã-Bretanha. Entre eles estavam o anglo-frísio, celta-britânico, franco-normando, latim e saxão.
Por volta de 700 a.C., o povo celta começou a ocupar as Ilhas Britânicas e, a partir daí, outros territórios foram ocupados até que a influência de outras línguas e culturas europeias começaram a ter forte impacto na Inglaterra.
Desse momento em diante a língua inglesa passou por três fases importantes. Abaixo detalhamos cada uma delas!
Inglês antigo
Conhecida também como “Old English”, essa é a primeira fase da língua inglesa e destaca os indícios de sua formação entre os séculos V e XI. Ele era predominantemente influenciado pelos povos anglo-saxãs e possuía quatro dialetos: saxão ocidental, kentiano, mércio e nortúmbrio.
Ele foi a língua principal durante 600 anos, até que sofreu uma mudança significativa por conta da invasão normanda de Guilherme, o Conquistador. Foi nesse momento que surgiram novas palavras que influenciaram a língua inglesa antiga e surgiu o inglês médio.
Inglês médio
Essa fase do inglês começou no século XI e foi até o XVI e, conforme os anos passam, a cultura e as tradições também sem modificaram. Nesse contexto, os responsáveis pela evolução do inglês médio foi a grande presença da língua e cultura francesa, e também a influência dos vikings.
Ela foi utilizada até quando o Chancery Standard, um tipo de inglês baseado no sotaque londrino, começou a se generalizar com o auxílio da chegada da imprensa na Inglaterra durante a década de 1470, dando início ao inglês moderno.
Inglês moderno
O inglês moderno é a última fase significativa da língua inglesa. Ela começou no século XVI e se expandiu devido à colonização inglesa. O ponto principal desta fase é a padronização do idioma na Inglaterra.
Foi durante essa fase que foi criado o primeiro sistema postal nacional e a língua inglesa moderna passou a ser utilizada em documentos oficiais, que foram fundamentais para a expansão da língua como conhecemos hoje.
E qual a história da língua inglesa nos Estados Unidos?
O inglês americano é derivado do inglês britânico. A língua chegou ao país devido à expansão e colonização europeia. O inglês falado nos Estados Unidos teve grande influência da Renascença e, com o passar do tempo, começaram a surgir novas palavras e expressões que se tornariam únicas do país.
Um fato bem curioso é que o inglês americano, apesar de derivado da língua inglesa britânica, é o mais utilizado no mundo. Cerca de 70% dos artigos científicos estão no idioma, sendo falado em todo o mundo e considerado língua oficial em mais de 50 países.
Países que falam a língua inglesa
Como citamos, a língua inglesa é a principal ou oficial em mais de 50 nações. Em média, mais de 700 milhões de pessoas têm o inglês como idioma principal, além dos mais de 978 milhões de falam a língua como segundo idioma.
Países como Estados Unidos, Bahamas, Austrália, Granada, Irlanda, Jamaica, Nova Zelândia, Grã-Bretanha, Porto Rico, Guiana e Trinidade usam o inglês como primeira língua. Ou seja, é aquela ensinada desde o berço.
E por conta da colonização e globalização, muitos outros países adotaram a língua inglesa como segunda idioma. Entre eles estão África do Sul, Camarões, Malta, Botsuana, Fiji, Filipinas, Gana, Singapura, entre outros.
Além disso, hoje em dia é comum que muitos países ensinem o inglês como a primeira língua estrangeira. Por exemplo, na Alemanha isso é obrigatório desde 1995 e mesmo não sendo uma língua oficial no país, é a mais falada depois do alemão.
Existem muitos outros exemplos de países que consideram o inglês como sua língua oficial ou apenas segunda língua. Você pode conferir mais detalhes aqui.
Qual a importância língua inglesa nos dias de hoje?
Sabemos que a língua inglesa é um dos principais recursos para se comunicar com o mundo e expandir os caminhos. Para jovens que desejam estudar em universidades dos Estados Unidos ou profissionais que querem se destacar em suas carreiras, a importância do idioma é ainda mais relevante.
Dominar uma segunda língua não é apenas uma habilidade, mas também uma característica importante no mundo atual.
Para estudantes que planejam ingressar em universidades norte-americanas, o inglês é a principal chave para abrir portas para novas oportunidades acadêmicas. Isso porque praticamente todas as instituições de ensino superior vão pedir que os alunos comprovem a proficiência no idioma para serem considerados no processo de admissão.
No Genium English você tem um módulo específico para se preparar para o TOEFL e IELTS, clica aqui para conferir!
Além disso, o conhecimento avançado do idioma do país permite que os estudantes interajam e se comuniquem com seus colegas e professores de maneira eficaz, o que pode melhorar significativamente sua experiência educacional.
Já para os profissionais que desejam se destacar em suas carreiras, o domínio da língua inglesa pode ser um grande aliado. Em um mundo cada vez mais globalizado, a capacidade de se comunicar em um idioma diferente é uma habilidade valiosa em muitos segmentos.
Ela se torna uma ferramenta importante para o desenvolvimento profissional. Isso porque aprender inglês pode aumentar a flexibilidade e a adaptabilidade, permitindo que você se comunique e trabalhe com colegas e clientes de diferentes culturas e origens.
Dessa forma, você consegue melhorar sua capacidade de colaboração e inovação em equipe, se adaptando a diversos ambientes de trabalho.
Ou seja, dominar um segundo idioma, principalmente o inglês, pode ter um impacto positivo na vida pessoal. Afinal, você conseguirá fazer viagens, conhecer e entender novas culturas, compreender os assuntos que mais gosta sem precisar traduzir e muito mais! Esses aspectos são essenciais para te ajudar a melhorar a autoconfiança, empatia, comunicação e outras habilidades.
Como a Genium te ajuda a conquistar o domínio na língua inglesa?
A Genium Education é uma instituição de ensino norte-americana com presença no Brasil há mais de 9 anos. Nossos alunos podem contar com diferentes cursos para conquistar a fluência língua inglesa.
Todos eles disponíveis em uma plataforma 100% virtual, com matérias e conteúdos autênticos ministrados em inglês, suporte dos Learning Coaches e muito mais!
No Genium High School, por exemplo, os alunos cursam 10 matérias obrigatórias do currículo dos Estados Unidos, contam com aulas vivo e professores norte-americanos especializados em suas áreas.
Tudo isso sem precisar deixar o ensino regular brasileiro e conquistando um diploma norte-americano com selo Cognia, reconhecido em todo o território dos EUA. Sem contar na assessoria do Conselheiro Americano, que orienta os alunos para conquistar uma vaga em universidades estadunidenses.
No Genium English, os alunos aprendem inglês de uma forma leve e natural, para avançar do básico ao avançado, se preparar para exames de proficiência ou estudar módulos específicos para a carreira.
E por fim, no Opportunity Courses, os alunos a partir do 9º ano podem escolher suas 8 matérias eletivas self-study favoritas dentre 15 opções! São matérias do High School norte-americano, uma ótima oportunidade de começar desde cedo a enriquecer seus currículos.
Quer saber qual deles é o melhor para você? Fale com a gente!
A Genium é mais que inglês, é educação americana no Brasil! Comece hoje sua jornada.