Existem diversas curiosidades sobre educação nos Estados Unidos. Diferente do Brasil, os estudantes possuem mais liberdade para escolher suas matérias e mais de 90% deles fazem do Ensino Fundamental ao Médio (Elementary, Middle e High School) em escolas públicas.
Além da flexibilidade na grade curricular, eles possuem uma carga horária mais extensa, com um número menor de alunos em cada turma, incentivando sempre a liberdade acadêmica e educação de qualidade.
Quer conhecer mais sobre a estrutura das escolas e outras curiosidades? Continue lendo esse artigo!
As escolas nos Estados Unidos
Os EUA possuem algumas diferenças na educação em comparação ao Brasil. Uma curiosidade sobre educação nos Estados Unidos é que a qualidade do ensino público é levada muito a sério, as comunidades sempre vão atrás dos melhores investimentos para desenvolverem os estudantes a fim de que eles possam contribuir, no futuro, com toda a sociedade.
Num país amplamente democrático, todos os cidadãos, independente de etnia, opção religiosa, raça, gênero e condição financeira, têm direito de aprender o domínio da língua e de outras matérias. Por isso, a estrutura educacional dos EUA é atualmente composta de 50 milhões de estudantes, e a sua maioria está matriculada em escolas públicas.
Gestão escolar realizada por distritos
Outra das diversas curiosidades sobre educação nos Estados Unidos é a gestão escolar. O ensino fundamental e médio é de responsabilidade administrativa das regiões distritais e municípios que possuem total liberdade de ação e são responsáveis pelos financiamentos das escolas públicas.
Além de serem colhidos impostos de propriedade, do governo federal e dos estados, a arrecadação de recursos para investir na educação também é feita por doações financeiras, trabalhos voluntários de moradores, ex-alunos e familiares.
Por isso, todo distrito ou município dos EUA tem uma escola correspondente para os alunos que são moradores da região, tendo autonomia para selecionar a gestão escolar, composta por:
- Diretores, responsáveis pela contratação de outros profissionais pedagógicos;
- Superintendente, este direciona o trabalho da instituição;
- Conselho escolar.
Lembrando que o Ensino Médio não tem ligação alguma com instâncias federais, eles são organizados pelos órgãos comunitários municipais ou distritais, os quais estabelecem:
- Grade curricular;
- Carga horária;
- Orientação vocacional;
- Escolha dos professores;
- Data das provas;
- Entre outros.
Sistema educacional
Uma curiosidades sobre educação nos Estados Unidos bem interessante, é que o sistema educacional é dividido pelo:
- Kindergarden (Educação Infantil);
- Lower School ou Elementary School (Ensino Fundamental I);
- Middle School (Ensino Fundamental II);
- High School (Ensino Médio).
Porém, o ensino público norte-americano não cobre a etapa inicial da educação. Então, caso os pais queiram colocar seus filhos em alguma rede de Ensino Infantil, é necessário procurar estabelecimentos particulares até eles terem a idade de frequentar o Ensino Fundamental.
Além disso, eles também têm a escolha de cursar instituições públicas, particulares ou homeschooling (educação em casa).
O High School, que inicia no 9º e vai até o 12º, é a última etapa da jornada escolar. No fim o aluno recebe um diploma, com a opção de ingressar em uma universidade, College ou outras instituições profissionalizantes.
Na maioria das escolas, os alunos possuem uma grade curricular personalizada, tendo matérias obrigatórias e com a possibilidade de eleger outras que vão além do currículo básico obrigatório.
Por isso, o sistema de ensino, no Ensino Médio dos EUA, é baseado em créditos, no qual os estudantes precisam alcançar uma quantidade mínima para se formar.
Ano letivo
Outra diferença do Brasil é o início do ano letivo. Tradicionalmente inicia em agosto, com férias de 2 semanas no final do ano (winter break), uma semana de férias entre março e abril (spring break) e as férias mais esperadas de junho e julho, justamente no verão no hemisfério norte.
Além disso, normalmente, a duração de cada fase do sistema educacional americano leva em média 4 anos para ser concluído e cada ano letivo dura, em torno, de 180 dias. As disciplinas podem variar de acordo com a instituição, mas são compostas de 5 a 7 matérias.
Uma curiosidade importante sobre educação nos Estados Unidos é que a carga horária do ensino norte-americano também é maior, equivalente ao que conhecemos no Brasil como ensino integral. O tempo de permanência dos alunos nas escolas varia entre 5 a 7 horas, normalmente as aulas começam às 8:30 e vão até às 15:30, dependendo da instituição de ensino.
Turmas com menos alunos
Como foi dito anteriormente, as escolas norte-americanas têm turmas de tamanho reduzido. Enquanto as instituições brasileiras contêm salas com em média 35 alunos, nos Estados Unidos a média está entre 20 e 25 estudantes. Isso ocorre para a maior interação dos alunos em debates, aumentar a participação nas aulas e ajuda o professor a identificar as dificuldades de cada um.
Ensino Agnóstico
Afinal, o que é ensino agnóstico? O modelo de ensino agnóstico é aquele que a religião não é imposta nas salas de aula. Portanto, em escolas públicas, o contato máximo que os alunos têm com diferentes religiões é através das disciplinas sobre temas históricos ou culturais. Entretanto, há instituições de ensino particulares que podem ter ensino religioso ou incluir atividades ao currículo padrão.
Autonomia nos estudos
Como dito, apesar da base comum curricular, cada estado decide por seguir as diretrizes ou não. Cada estado tem a liberdade de definir a oferta de disciplina que melhor se encaixa com as necessidades de cada escola, da experiência do corpo docente e da comunidade estudantil em seu todo.
Por isso, a escolha de escola pública ocorre de maneira diferente, muitas vezes os pais decidem o bairro conforme a reputação da escola daquele local, pois ele possui influência direta com o ensino. Consequentemente, instituições com maior qualidade de ensino estão localizadas em regiões mais favorecidas.
Sem contar que os estudantes desenvolvem maior liberdade conforme os anos, devido à diversidade de matérias eletivas e estímulo ao esporte, artes e cultura. Em sua maioria, as escolas, tanto do Ensino Fundamental quanto infantil, contam com uma estrutura completa, com armários, salas de aula, laboratórios, quadras, teatros, biblioteca e outros espaços compartilhados para o desenvolvimento de inúmeras habilidades.
Tenha a oportunidade de estudar as matérias norte-americanas
Como pode observar, as curiosidades sobre educação nos Estados Unidos são diversas e as diferenças são claras quando se observa a grade horária, matérias e a maneira como as escolas são administradas.
Para trazer essa experiência sem precisar sair de casa e pagando tudo em real, existe a Genium Education, uma instituição de ensino que traz o verdadeiro ensino norte-americano para o Brasil.
Para isso, temos o curso ideal para você realizar aquela imersão na cultura norte-americana e formar-se com experiências únicas e chances de abrir novas portas para uma Universidade nos EUA.
Com o High School Genium, você tem a estrutura completa de um ensino norte-americano, com aulas ao vivo com professores norte-americanos, plataforma disponível 24h para realização de exercícios de listening, reading, speaking e writing. Além do apoio dos Learning Coaches para tirar dúvidas e compartilhar suas dificuldade e matérias self-study exclusivas norte-americanas disponíveis nas seguintes áreas:
● Saúde e Educação Física – Health
● Inglês – Language Arts
● Matemática – Math
● Estudos Sociais – Social Studies
● Advanced Placement (AP)
● Eletivas de Carreira – Career Electives
● Eletivas Adicionais – Additional Electives
Sem contar que você sai com o diploma com selo Cognia, reconhecido por todas as universidades dos EUA.
Você ainda pode cursar o Genium Opportunity Courses. Nele, você conquista a fluência no inglês enquanto tem acesso às matérias exclusivas do High School norte-americano. Além das matérias que fazem parte do currículo, você ainda pode escolher 8 matérias self-study dentre 15 opções disponíveis para estudar aquilo que mais gosta!
Com a Genium é muito mais que inglês, é ensino americano no Brasil. Entre em contato e comece sua jornada!