Você pode até não gostar de High School Musical, mas é impossível nunca ter ouvido falar desse filme que marcou uma geração de adolescentes. A trilogia do Disney Channel fez com que muitos jovens sonhassem em estudar nas escolas dos Estados Unidos, mas, para além dos números musicais, será que esse filme realmente representa o High School norte-americano? Se você também quer descobrir, fique aqui com a gente e vamos nos divertir relembrando essa história!
High School Musical: o filme
Lançado em 2006 pelo Disney Channel, o High School Musical foi o primeiro filme de uma trilogia que marcou época. A história pode ser considerada uma adaptação moderna do clássico Romeu e Julieta e gira em torno dos adolescentes Troy Bolton (interpretado por Zac Efron) e Gabriella Montez (interpretada por Vanessa Hudgens), que pertencem a diferentes grupos na escola e enfrentam dificuldades para ficarem juntos.
Gabriella é uma estudante tímida e dedicada que se destaca nas áreas de ciências e matemática. Enquanto Troy, é o capitão do time de basquete e filho do treinador. Os dois se encontram por acaso através da música e do grupo de teatro do colégio.
Eles passam a enfrentar resistência dos amigos Chad Danforth (interpretado por Corbin Bleu), que é amigo de infância de Troy e faz parte do time de basquete, e Taylor McKessie (interpretada por Monique Coleman), que é amiga de Gabriela, capitã do time de decathlon acadêmico e despreza jogadores de basquete.
Além disso, eles precisam enfrentar a resistência dos gêmeos Sharpay e Ryan Evans (interpretados por Ashley Tisdale e Lucas Grabeel), vencedores do show de talentos desde a infância e que fazem de tudo para atrapalhar o casal e evitar que apresentem o seu número.
O filme aborda questões sobre como diferentes grupos podem conviver juntos e cultivar a amizade: integrantes do clube de teatro, time de basquete e equipes do decathlon acadêmico. Ao longo da história e da sequência de filmes, é possível acompanhar o amadurecimento dos personagens e o desenvolvimento dessas amizades inusitadas até o momento da formatura.
O sucesso
Até hoje, High School Musical é o filme original mais bem-sucedido do Disney Channel, e ganhou a sequência High School Musical 2 (2007) e High School Musical 3: Senior Year (2009) que também foram um sucesso, sendo o último filme, o primeiro a ser lançado nos cinemas.
A trilha sonora foi recorde de vendas, com 1,2 milhão de cópias vendidas nos primeiros seis dias e alcançou o primeiro lugar das paradas americanas em 2006, chegando a ficar no topo da Billboard. Sucessos como Breaking Free, Can I Have This Dance, Start of Something New e We’re All In This Together marcaram a produção e são um sucesso entre os fãs até hoje.
Para além das telas, o que é verdade no High School Musical?
(Reprodução: Everett Collection)
Agora que você já relembrou um pouco sobre a história do High School Musical, vamos entender como o filme se encaixa na realidade do High School norte-americano?
Rotina
Como você pôde ver no filme, a rotina das escolas nos Estados Unidos é bem diferente das escolas do Brasil. Lá, as escolas são integrais e os alunos começam as aulas entre 8h30 e 9h30 da manhã e saem após às 15h30 ou às 16h30, tendo entre trinta minutos e uma hora reservado para o almoço, que dependendo da escola e do estado, é servido pela própria escola.
Outro ponto importante é que dependendo das matérias eletivas escolhidas e de outras atividades extracurriculares, os alunos podem ficar até mais tarde na escola para cumprir as suas tarefas.
Em High School Musical, a principal aula acompanhada é a de arte, com a Sra. Darbus (interpretada por Alyson Reed), a professora de teatro do East High School. Entretanto, é possível perceber as salas de aulas decoradas de acordo com cada matéria, além da dinâmica de que são os alunos que mudam de sala a cada aula e não os professores.
(“HIGH SCHOOL MUSICAL 3: SENIOR YEAR” Left to right: Ashley Tisdale, Jemma McKenzie-Brown, Kaycee Stroh, Zac Efron (second from right) Ph: John Bramley©Disney Enterprises, Inc. All rights reserved.)
O High School da Genium proporciona ainda mais flexibilidade. Nele, os alunos podem fazer o High School norte-americano de forma 100% online, enquanto cursam o tradicional e regular Ensino Médio Brasileiro. Dessa forma, ao se formarem em seu colégio brasileiro e na Genium, os alunos obtêm dois diplomas, o nacional pelo seu colégio e o dos EUA com a Genium.
No Genium High School, os alunos estudam as matérias obrigatórias do ensino médio norte-americano e podem adquirir matérias self-study separadamente, tudo com a flexibilidade de estudar como, quando e onde quiserem. As plataformas de ensino EAD são referências mundial e garantem aos alunos um ensino dinâmico e de fácil acesso.
Além disso, assim como nos Estados Unidos, nossos alunos contam com aulas ao vivo com professores norte-americanos especializados e extremamente preparados. Dessa forma, o aluno Genium tem uma imersão cultural completa para se aprofundar no aprendizado da língua inglesa durante toda a jornada.
Matérias eletivas
As matérias eletivas são um grande diferencial do High School norte-americano e os alunos realmente possuem a liberdade de estudar aquilo que mais gostam.
No filme, é possível ver que cada personagem possui mais afinidade com uma ou mais áreas. Podemos ver Troy e Chad participando do time de basquete do colégio, os Wildcats.
Ryan e Sharpay Evans no Clube de Teatro, participando de apresentações musicais.
Gabriella e Taylor participando do grupo de química e do Decathlon Acadêmico.
E claro, para completar o enredo do filme, Troy e Gabriella, assim como os outros colegas, acabam participando de mais de um grupo devido à afinidade com a música.
Assim como no filme, os alunos do Genium High School podem escolher suas matérias self-study. *.
Além de serem divertidas e complementarem o currículo para as candidaturas nas universidades dos EUA, as matérias self-study* permitem que os alunos tenham contato desde cedo com a profissão que desejam seguir no futuro. São mais de 150 opções disponíveis entre matérias AP, do currículo de honras e ligadas a profissões específicas!
*As matérias self-study, ou Single Courses Genium, são vendidas separadamente e individualmente. Consulte valores.
Esporte
A cultura do esporte nas escolas norte-americanas é bem intensa e no High School Musical isso é bem evidente. No filme é o basquete que tem maior força no East High, com o time Wildcats, mas é possível reparar também a presença de outros esportes, como vôlei, futebol americano e até mesmo as tão famosas líderes de torcida.
Também vemos a preocupação dos alunos, principalmente o Troy e o Chad, em relação aos resultados. Isso acontece porque nos Estados Unidos muitos estudantes garantem bolsas em renomadas universidades do país por meio do esporte e, por isso, se dedicam tanto a essa atividade extracurricular.
Nos Estados Unidos, o custo de estudar nas universidades pode ser muito alto para grande parte da população. E, apesar de existirem diversos tipos de bolsas de estudos, elas nem sempre são integrais e os gastos da família com o ensino superior podem inviabilizar a oportunidade.
Então, o esporte é uma forma de garantir uma excelente bolsa de estudos nas melhores universidades do país, por isso a dedicação com o esporte é bem comum, como retratado no filme.
Universidade
Em High School Musical 3, podemos ver o processo de candidatura dos alunos nas universidades até a sua formatura no ensino médio. Um ponto importante para ressaltar é que nos EUA os alunos não precisam sair do High School e começar a universidade já sabendo qual graduação irão cursar.
Tradicionalmente, no país as universidades oferecem a possibilidade de os alunos cursarem um currículo base nos dois primeiros anos até decidirem de fato qual área seguir. É possível também cursar mais de uma graduação ao mesmo tempo, e realizar minors, caso o aluno deseje.
Como já citamos, as universidades norte-americanas oferecem bolsas de estudos para os alunos. Mas ao contrário do que você pode imaginar, as bolsas vão muito além da área esportiva. Elas são concedidas para alunos com habilidades especiais e grande potencial em diversas áreas.
(Reprodução: Disney Channel)
Em High School Musical 3: Senior Year, ao final do filme, podemos ver o fechamento dos personagens e a universidade em que cada um deles foi aceito:
- Gabriella Montez é aceita na Universidade de Stanford para cursar Ciências Jurídicas;
- Troy Bolton é aceito na Universidade da Califórnia para praticar Basquete e também estudar Teatro;
- Sharpay Evans é aceita na Universidade de Albuquerque para cursar Arte Dramática;
- Ryan Evans é contemplado com uma bolsa de estudos na Julliard School para cursar Coreografia;
- Kelsi Nielsen (interpretada por Olesya Rulin) também é contemplada com uma bolsa de estudos na Julliard School;
- Taylor McKessie é aceita na Universidade de Yale para cursar Ciências Políticas;
- Chad Danforth é contemplado com uma bolsa de estudos na Universidade de Albuquerque através do basquete.
Aqui na Genium, também temos diversos alunos aceitos em universidades nos Estados Unidos e hoje estão realizando o sonho de estudar em renomadas instituições do país. Aqui em nosso blog, você pode conferir a história de sucesso de vários alunos Genium.
Entre elas estão a Malu, aluna Genium, que foi aceita em 6 universidades nos Estados Unidos e hoje cursa o major Business na University of South Florida, e a Júlia, aluna Genium, aceita em 3 universidades, incluindo uma Ivy League e hoje estuda na Brown University. Elas não são as únicas! Em nossas redes sociais você conferir muitas outras histórias de sucesso, como a Mel Gatti, Laura Biasso, Livia Hertel e muitas outras!
O Conselheiro Americano, uma assessoria especializada da Genium, foi fundamental para essas alunas e para tantos outros conseguirem realizar o sonho de estudar em uma universidade nos Estados Unidos.
Baile de formatura
(Reprodução: Disney Channel)
Sim! Os bailes de formatura que vemos nos filmes acontecem e no High School Musical, como um bom musical, não poderia deixar isso de lado, não é?!
Em High School Musical, podemos ver a ansiedade dos alunos em saber quem vai ser convidado para o baile ou não. O evento normalmente acontece na própria escola e é organizado pelos próprios alunos. Bem legal, não acha?
O High School da Genium
Se assim como a gente, você assiste High School Musical e outros filmes americanos e fica morrendo de vontade de cursar o High School dos Estados Unidos, agora você pode!
O High School da Genium pode ser cursado por alunos brasileiros que estejam regularmente matriculados em escolas nacionais a partir do 8º ano do ensino fundamental ll. Aqui, os alunos têm a oportunidade de viver uma experiência única na cultura norte-americana e o aprendizado da língua inglesa de verdade.
Como mencionamos, nossos alunos contam com as matérias obrigatórias do currículo dos Estados Unidos e participam de aulas ao vivo com professores norte-americanos, além dos Learning Coaches à disposição para auxiliar sempre que for necessário.
Um dos mais diferenciais é que o Genium High School tem incluso a assessoria especializada do Conselheiro Americano, profissional nativo que auxilia os alunos durante as aplicações e o processo de ingresso nas universidades.
Agora que você já sabe como funciona o High School norte-americano para além da tela e das músicas do High School Musical e viu como você pode ter essa experiência aí no conforto da sua casa, entre em contato com a nossa equipe!
A Genium é mais que inglês, é educação americana no Brasil!