Como é o formulário de inscrição das universidades norte-americanas e o que eles exigem?

Como é o formulário de inscrição de uma universidade nos Estados Unidos? Bom, se você pensa em estudar no país norte-americano, provavelmente, já se fez essa pergunta. Para te ajudar a entender como são e como funcionam esses formulários de inscrição, preparamos este conteúdo!

Continue a leitura até o fim e aproveite nossas dicas. 

Antes de começar, o que você deve saber?

Antes de começar a te falar sobre o formulário de inscrição utilizado nas candidaturas das universidades norte-americanas, é importante você considerar e entender alguns pontos importantes sobre eles. 

A primeira coisa a se considerar é que existem mais de 4.600 instituições de ensino superior nos Estados Unidos e cada uma delas possui seu próprio processo e formulário de aplicação. Por isso, é essencial que você pesquise bem sobre cada uma das instituições que te interessam e o que cada uma pede em seu processo. 

Uma coisa que pode te ajudar muito durante a candidatura é contar com o Common App, uma plataforma que permite que você se inscreva em várias universidades de uma só vez.  Ou seja, você irá preencher o formulário apenas uma vez e se candidatar a várias instituições.  

Isso vai te ajudar a economizar bastante tempo e concentrar seus esforços em um só local. A própria equipe do Common Application se encarrega de encaminhar o seu application para todas as universidades que você escolher.

São mais de 900 opções que contemplam universidades públicas, particulares, pequenas e grandes, como California Institute of Technology – Caltech, Dartmouth College e Harvard University

Além disso, o site do Common App oferece dicas e recomendações para facilitar o seu processo de aplicação. Lembre-se que, se a universidade que você pretende se candidatar não estiver na lista da plataforma, você precisará seguir o processo de aplicação determinado pela instituição. Verifique o site da instituição selecionada. 

Como é dividido o formulário de inscrição para as universidades dos EUA?

Independente se você escolher o Common App, ou utilizar o formulário de inscrição da própria instituição, você deverá dedicar um tempo para reunir as informações e documentos que quase todos eles irão pedir. 

Entre os principais estão, uma cópia do seu histórico escolar do ensino médio, uma lista com suas atividades extracurriculares realizadas dentro e fora da escola, as notas dos testes padronizados exigidos, como ACT ou SAT. Além disso, dados pessoais seus e de seus pais, uma redação pessoal e as indispensáveis cartas de recomendações que você precisará pedir aos seus professores, coordenadores ou mentores.

Com tudo isso em mãos, e mais qualquer outro pré-requisito exigido pelas universidades, você pode começar a preencher o seu formulário de inscrição. Geralmente, eles são divididos em duas seções que incluem as seguintes áreas: 

  • Nome da universidade e seus planos para pagamento das mensalidades;
  • Suas informações pessoais, como nome, endereço, e-mail, cidadania, etnia, etc;
  • Informações dos familiares, como informações de contato, educação, profissão e empresa que trabalham, etc;
  • Informações acadêmicas, como nome da escola, um nome para contato, boletins, etc.;
  • Notas dos testes padronizados (SAT ou ACT) e provas de proficiência (TOEFL ou IELTS);
  • Reconhecimentos acadêmicos, como prêmios e honras recebidas na escola;
  • Informações extracurriculares e de voluntariado;
  • Informações profissionais, caso você tenha trabalhado durante o ensino médio;
  • Redação da sua carta de motivação; 
  • Informações digitais, essa é uma área opcional que você pode adicionar links para outros sites que irão mostrar para a instituição de ensino mais sobre quem você é e sobre os seus talentos;
  • Informações adicionais, outra área em que você pode incluir qualquer ponto relevante que você queira adicionar e não conseguiu mencionar anteriormente;
  • Informações disciplinares, caso você tenha sido expulso ou suspenso em algum momento da sua vida acadêmica, deve ser informado neste momento.

Após preencher todas as informações e garantir que estão todas corretas, você deve assinar o formulário e enviá-lo. Hoje em dia é possível preenchê-lo e assiná-lo de forma 100% digital.

Mas vale sempre verificar com a universidade escolhida se você deve ou não fazer esse preenchimento de forma digital, ou em papel. 

Dicas para não errar no preenchimento do seu formulário de inscrição

Para finalizar, trouxemos algumas dicas para preencher seu formulário de inscrição para as faculdades ou universidades dos Estados Unidos e aumentar suas chances de ser aceito! Olha só:

  • Leia atentamente todo o formulário e todas as instruções;
  • Se possível, imprima ou salve o formulário antes de fazer a inscrição, e faça alguns rascunhos;
  • Responda atentamente cada campo do formulário, com o máximo de detalhes possíveis, mas sem exagerar;
  • Programe-se para garantir que terá bastante tempo para preencher seu formulário com calma, além de ter mais tempo para conseguir as cartas de recomendação de seus professores.
  • Não tenha medo de entrar em contato com a instituição para tirar dúvidas sobre o preenchimento. Geralmente, essa etapa é bem intuitiva e não gera muitas dúvidas, mas caso surjam, não hesite em entrar em contato. 

Com preparação, dedicação e um bom tempo para conseguir tudo o que precisa, você irá conseguir realizar esse processo sem problemas. Lembre-se que a Genium Education estará aqui para ajudar. 

Os Conselheiros Americanos Genium poderão te ajudar com esses processos de admissão para que você economize muitas horas de trabalho e aumente ainda mais suas chances de ingressar em uma universidade dos EUA. 

E se você quiser saber mais sobre as candidaturas e conhecer outras dicas, basta conferir o blog da Genium

COMPARTILHE ESTE POST

SIGA-NOS E
COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp