Estudar nas melhores universidades dos EUA é o sonho de muitos jovens brasileiros. Afinal, além de se tornar uma pessoa com fluência no idioma, estudar nos Estados Unidos abre um leque de possibilidades para desenvolver uma carreira internacional.
Sem mencionar que o país é reconhecido mundialmente pela qualidade de ensino e oportunidades únicas para os estudantes vivenciarem experiências transformadoras. Com mais de 4 mil instituições de ensino superior espalhadas pelo país, pode ser um desafio escolher as melhores opções.
Por isso, neste conteúdo montamos uma lista com 8 das melhores universidades dos Estados Unidos para você conhecer! Continue a leitura.
Melhores universidades dos EUA: 8 instituições para você conhecer
Para ter uma ideia, de 1.300 instituições mundiais consideradas no ranking da QS University, 177 estão presentes nos Estados Unidos, o que representa 13,61% de universidades norte-americanas como as melhores do mundo.
Ou seja, o que não falta nos Estados Unidos são boas opções de faculdades e universidades para você conhecer, montar a sua college list e se preparar para ingressar em uma. É por isso que listamos abaixo apenas as oito melhores! Confira.
Massachusetts Institute of Technology (MIT)
O MIT é uma das instituições mais renomadas do mundo, principalmente quando falamos em pesquisa científica, tecnologia, engenharia e matemática. No QS World University Rankings de 2022, o Instituto de Tecnologia ficou em 1º lugar, ganhando o título de melhor do mundo.
Localizado em Cambridge, Massachusetts e fundado em 1861, ele conta com uma longa história de excelência acadêmica e inovação. É considerado uma das instituições pioneiras em várias áreas do conhecimento, contribuindo para importantes avanços na ciência.
Ele oferece diversas opções de programas acadêmicos, que vão desde a graduação até o doutorado e, se destaca por oferecer aulas que combinam teoria e prática, incentivando os alunos a aplicarem seus conhecimentos em projetos reais.
O que torna essa uma das melhores instituições de ensino dos Estados Unidos, além da excelência acadêmica, pesquisas e inovação, é a sua cultura de colaboração, pensamento criativo e soluções práticas para os desafios globais.
Vale destacar ainda o programa MIT-Brazil, que une alunos de graduação e pós-graduação para trabalhar ou estagiar em projetos de diversas áreas e finalidades presentes no país.
Stanford University
Fundada em 1885, a Stanford University se destaca como uma universidade inovadora que busca formar profissionais que contribuam para a sociedade. Ela oferta uma variedade de áreas de estudo, abrangendo ciências, humanidades, engenharia, ciências sociais, negócios, direito, medicina e muito mais, para os seus mais de 16 mil alunos.
Entre as escolas que formam a universidade e estão sempre em destaque, podemos citar:
- Stanford School of Medicine: que combina pesquisa inovadora e excelência clínica;
- Stanford Graduate School of Business: uma das principais escolas de negócios do mundo, oferecendo programas de MBA e educação executiva de alto nível.
- Stanford School of Engineering: conhecida por sua excelência em engenharia e pesquisa científica, oferece programas inovadores em diversas disciplinas.
Um detalhe que vale ser mencionado e que comprova que a Universidade de Stanford é uma das melhores do mundo é que ela está sempre classificada entre as 10 melhores pelos rankings internacionais como o QS World University Rankings, por exemplo.
Você pode ler um pouco mais sobre a Stanford University e sua história clicando aqui.
Princeton University
Fundada em 1746 e localizada na cidade que leva o mesmo em Nova Jersey, a Princeton University é uma das mais antigas universidades dos Estados Unidos e tem uma longa tradição de excelência acadêmica, além de fazer parte do grupo da Ivy League.
Uma das principais características da universidade é o seu tamanho, relativamente pequeno em comparação com outras instituições do país. Isso porque a instituição que já contou com aulas ministradas por Albert Einstein, conta apenas com cerca de 5.400 estudantes nos cursos de graduação e 2.900 estudantes de pós-graduação.
Por isso, se você busca uma experiência educacional mais personalizada e o sentindo de fazer parte de uma comunidade, essa talvez seja a universidade mais indicada para! Por lá é possível encontrar cursos em diversas áreas como ciências naturais, humanidades, ciências sociais e engenharia, além de muitas opções de atividades extracurriculares.
O mais legal da Universidade de Princeton é a sua cultura acadêmica, colaborativa e sua ênfase em estudos independentes. Ou seja, os estudantes da instituição são encorajados a explorar seus interesses acadêmicos e a se envolverem em projetos de pesquisa e estudos avançados sob a orientação de professores renomados.
Columbia University
Localizada em uma área privilegiada de Nova York e com programas acadêmicos bem diversificados, a Columbia University é mais uma das instituições da Ivy League na lista de melhores universidades dos EUA.
Não é por menos! Com mais de 31 mil alunos presentes em suas 17 escolas, a universidade é destaque mundial por ter sido a primeira instituição a abrigar uma escola de medicina no país e pela sua diversidade de programas acadêmicos, sempre ministrados por professores especializados em suas áreas de estudo.
Além disso, universidade é conhecida por sua dedicação à pesquisa de ponta e à inovação, contando com vários centros e institutos especializados no campus, onde os professores e estudantes trabalham juntos para desenvolver soluções e resolver problemas complexos da sociedade.
University of Chicago
A University of Chicago é uma das universidades mais tradicionais dos Estados Unidos. Fundada em 1890, a universidade é conhecida pela sua abordagem acadêmica rigorosa e por sua ênfase na liberdade de expressão e no pensamento crítico. É uma das que possui o processo de admissão mais rigoroso do país, buscando por estudantes que demonstrem alto potencial acadêmico e intelectual.
Ainda assim, a instituição tem uma comunidade estudantil bem diversa, contando com cerca de 16 mil alunos, matriculados entre os cursos de graduação, mestrado e doutorado.
A oferta de programas é bem abrangente, com disciplinas em áreas como artes e ciências, negócios, direito, economia, ciências sociais, humanidades e ciências da computação. A universidade valoriza a criatividade e a originalidade acadêmica, incentivando os alunos a desafiarem ideias convencionais e a desenvolverem suas próprias perspectivas, com uma abordagem interdisciplinar.
A Chicago University também oferece aos seus alunos vários laboratórios e centros acadêmicos para que eles tenham a oportunidade de se envolver em projetos de pesquisa que contribuam para solucionar problemas do mundo. Além é claro de contar com programas de estágio e emprego para que os estudantes possam colocar em prática tudo o que aprendem.
Yale University
Fundada em 1701, a Yale University é a segunda integrante mais antiga da Ivy League e uma das melhores universidades dos EUA. Localizada em New Haven, Connecticut, ela é uma das instituições acadêmicas prestigiadas do mundo e, além da qualidade de ensino e forte investimento em pesquisas, ela se destaca pelo sistema residencial de faculdades. Como assim?
Em Yale, todas as suas 14 faculdades oferecem espaço para que os alunos possam viver tranquilamente, participando de atividades acadêmicas e sociais. Dessa forma, acaba promovendo um sistema exclusivo de faculdades integradas, incentivando a interação entre alunos de diferentes áreas de estudo e níveis de graduação.
Vale mencionar ainda que a instituição oferece mais de 1200 oportunidades de pesquisas para os estudantes de graduação, em mais de 45 programas. Além disso, outro fator de destaque é a biblioteca Sterling Memorial, que fica no campus principal da universidade, e é uma dos maiores e mais abrangentes de todos os Estados Unidos, com coleções exclusivas e raras.
Harvard University
Você sem dúvidas já ouviu falar sobre a Harvard University. Além de ser uma das melhores universidades dos EUA, é uma das mais famosas do mundo! Fundada em 1636, Harvard é considerada a universidade mais antiga do país.
São 13 escolas que comportam mais de 22.900 alunos, divididos entre os cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado em áreas como ciências, humanidades, artes, direito, negócios e medicina. Com destaque principalmente para a Harvard Law School, uma das escolas de direito com maior excelência acadêmica do mundo.
A instituição conta com alunos do mundo inteiro e também faz parte do renomado grupo de Ivy Leagues. Você pode ler mais sobre a Universidade de Harvard clicando aqui.
Northwestern University
A Northwestern University, apesar de não ser tem conhecida pelos brasileiros é uma das mais reconhecidas no cenário nacional dos Estados Unidos e uma das universidades que mais se dedica ao sucesso dos seus alunos.
Localizada em Illinois, ela conta com 11 escolas para os mais de 22 mil alunos e oferece cursos de graduação, pós-graduação e doutorado em diversas áreas do conhecimento. A instituição é reconhecida como uma das melhores quando falamos em pesquisa e inovação, disponibilizando laboratórios, centros de pesquisa e todos os recursos necessários para que os alunos possam investir em seus projetos.
O que mais atrai a atenção para a Northwestern University, além da excelência acadêmica é a dedicação com os alunos. A universidade oferece um ambiente intelectual estimulante, onde os estudantes são desafiados a alcançar seu pleno potencial e se tornar líderes em suas áreas de atuação.
Sabe o que todas as universidades listadas acima têm em comum? Todas elas já tiveram entre seu corpo docente e ex-alunos ganhadores do Prêmio Nobel, Prêmio Pulitzer, personalidades famosas e estão entre as 20 melhores universidades dos Estados Unidos!
Quais os critérios de avaliação para ingressar em uma universidade norte-americana?
Os critérios e requisitos para ingressar em uma das melhores universidades dos EUA pode variar conforme a instituição escolhida, mas no geral você precisará:
- Escrever uma carta de motivação;
- Solicitar cartas de recomendação;
- Fazer a avaliação do SAT ou ACT;
- Comprovar a proficiência na língua inglesa com um exame do TOEFL ou IELTS;
- Organizar os documentos como histórico escolar, diploma, entre outros;
- Se cadastrar na plataforma em que será enviada sua candidatura, pode ser pelo Common Application ou pelo site da própria universidade.
Esses são os requisitos mínimos, mas para saber mais detalhes recomendamos que você baixe o e-book gratuito “Como ingressar em uma universidade americana”. Nele você poderá aprender, em detalhes, tudo o que precisa para preparar e iniciar seu processo de candidatura! Ele é bem completo e cheio de dicas, vale a pena baixar.
Como aumentar suas chances de estudar nas melhores universidades dos EUA?
Com a Genium Education! Isso mesmo. Se você quer estudar em uma das melhores universidades dos EUA conte com a Genium.
Aqui você encontra a assessoria perfeita para te guiar nesse processo. Para alunos do 8º ao 2º ano, ela está disponível em uma reunião de uma hora com nossos assessores brasileiros que apresentam como funcionam as candidaturas, quais as melhores estratégias para enriquecer o currículo e começar, desde já, a se preparar para o application.
Já para os alunos do 3º ano, que já estão prontos para dar início ao processo temos a assessoria do Conselheiro Americano, um profissional nativo que orienta os alunos de forma individual em um programa de 12 passos, que inclui a busca pelas universidades, possíveis bolsas de estudo, preparação e organizar de documentos e muito mais!
Tudo para você conquistar a tão sonhada vaga nas melhores universidades dos EUA!
Quer saber mais detalhes sobre as assessorias e todas as outras possibilidades que a Genium te oferece? Entre em contato.