Estudar em uma faculdade no exterior é o sonho de muitos jovens brasileiros e não é por menos! Essa pode ser uma experiência transformadora em vários aspectos, principalmente o pessoal.
Além de viver em outro país, é a chance de ter acesso a uma educação de alta qualidade, vivenciar uma nova cultura, conhecer novas pessoas e se especializar e você ainda consegue aumentar suas oportunidades de trabalho.
Mas, como e por onde começar esse processo para estudar no exterior? Quais os motivos que tornam essa uma boa escolha? Continue a leitura para descobrir isso e muito mais!
Por que fazer faculdade no exterior?
Se você está pensando na possibilidade e ainda não tem certeza se essa é uma boa escolha para o seu futuro, confira abaixo algumas vantagens que essa decisão pode trazer para você!
- Acesso à educação de alta qualidade: muitas das melhores universidades do mundo estão localizadas fora do país. Nos Estados Unidos, por exemplo, muitas delas estão em rankings como QS World University e o US News. Por isso, estudar em uma faculdade no exterior significa ter acesso a uma educação de alta qualidade, com programas acadêmicos competitivos e reconhecidos internacionalmente.
- Vivenciar novas culturas: estudar em um país diferente do seu vai te permitir vivenciar uma nova cultura e expandir suas perspectivas. Além disso, aprender sobre novos costumes pode ajudar a desenvolver habilidades interculturais, essenciais para o futuro profissional.
- Conhecer pessoas do mundo todo: frequentar uma universidade ou faculdade no exterior possibilita que você possa conhecer pessoas de todo o mundo, fazendo diversas conexões e construindo uma rede de contatos internacional.
- Desenvolvimento pessoal: estudar em outro país pode ser uma jornada de autodesenvolvimento. Os novos desafios, como a adaptação a uma nova cultura e o aprendizado de uma nova língua, podem te ajudar a desenvolver confiança, empatia, paciência e resiliência.
- Aumenta as chances de destacar o currículo: não é só o domínio em um segundo idioma que aumenta suas chances no mercado de trabalho, estudar em uma universidade ou faculdade no exterior pode ser um grande diferencial no currículo. Isso porque essa experiência pode demonstrar habilidades como adaptabilidade e flexibilidade, que são muito valorizadas no mercado de trabalho e podem abrir portas para oportunidades de emprego em todo o mundo.
- Fluência: uma das maiores vantagens de fazer faculdade no exterior é conquistar a fluência e poder falar outra língua sem medo! Mesmo que você já tenha o domínio da língua e consiga se sair bem no dia a dia, quando você escolhe fazer faculdade em outro país pode melhorar ainda mais essas habilidades e atingir a fluência.
É claro que fazer faculdade no exterior é uma decisão muito pessoal e que envolve muito planejamento, análise de condições financeiras e conversas em família. Não é algo que pode ser decidido de um dia para o outro. Mas, esses motivos que citamos acima já podem servir como inspiração para você começar a se planejar!
O que considerar na hora de decidir fazer uma universidade ou faculdade no exterior?
A decisão de estudar no exterior, como citamos, envolve muitos fatores a serem considerados. Infelizmente, não é só a sua vontade que vai te ajudar a chegar lá. Claro que esse já é um começo, mas não o suficiente.
Existem muitas coisas nas quais você deve pensar, entre elas estão:
- Qual curso pretende fazer: apesar de não precisar decidir isso de imediato, o ideal é que você já tenha uma ideia da área na qual pretender seguir. Com base nisso, comece a pesquisar sobre as faculdades ou universidades que oferecem o programa que você está interessado.
- Considere os requisitos de admissão: é importante que você verifique os requisitos de admissão para o curso que você deseja estudar. As faculdades no exterior podem pedir requisitos diferentes entre si, porém, muitas delas pedem coisas em comum como testes de proficiência em idiomas, como o TOEFL ou IELTS, cartas de recomendação e motivação e outros documentos. Você deve ter certeza de que tem todos os requisitos solicitados para ingressar na universidade ou faculdade.
- Custos: estudar em outro país pode ter um custo bem significativo. Por isso, é importante verificar o quanto você irá investir com as mensalidades, acomodação, alimentação, transporte, materiais de estudos e outros custos. Você também pode considerar opções de bolsas de estudo e outras formas de assistência financeira.
- Localização: a localização da faculdade ou universidade pode ter um impacto significativo na sua experiência de estudo no exterior. Considere as diferenças culturais, o idioma falado e o clima, bem como a proximidade de outras cidades ou destinos turísticos que você gostaria de visitar.
- Carreira: analise se você terá boas oportunidades de carreira após a graduação. Algumas instituições podem ter conexões com empresas, o que pode ser vantajoso na busca por um emprego após a conclusão do curso. Além disso, veja se elas oferecem programas de estágio para te ajudar a se preparar para essa jornada.
- Facilidade de adaptação: estudar no exterior oferece uma oportunidade única de experimentar uma nova cultura e estilo de vida. Ao mesmo tempo, exige que você tenha habilidade para se adaptar a qualquer lugar. Por isso, antes de tomar essa decisão você deve considerar se está disposto a se adaptar a um novo ambiente, enfrentar desafios e aprender com novas experiências.
- Recursos: é importante verificar se a faculdade ou universidade oferece suporte e recursos adequados para estudantes internacionais, como orientação acadêmica, apoio à saúde mental e serviços de suporte em geral.
Como fazer faculdade no exterior? 5 passos para te ajudar!
Ingressar em uma universidade no exterior pode ser um processo longo e bem complexo, principalmente para quem está no início das pesquisas e fazendo tudo sozinho. Envolve muita atenção e determinação, além de diversos documentos que precisam ser providenciados.
Para tornar tudo isso menos burocrático, listamos os principais passos que vão te ajudar a entender como aplicar para faculdade no exterior e aumentar suas chances de ingressar em uma! Olha só:
1. Planeje-se
O planejamento é a base para qualquer coisa em nossas vidas, incluindo se candidatar às universidades no exterior. Por isso, a primeira coisa que você deve fazer é se planejar.
É nesse momento que você precisa decidir quais são os seus objetivos, vai apenas estudar e voltar para o Brasil? Ou pretende ficar por mais tempo depois da formatura? Em quais as áreas de interesse gostaria de se formar? Quais suas condições financeiras? Qual clima você espera encontrar? Prefere uma cidade grande ou pequena? Quais documentos você já tem e quais precisam ser providenciados?
Essas perguntas devem servir como base para o seu planejamento, que deve virar um plano de ação. Com essas respostas você já consegue traçar os próximos passos para aumentar suas chances de fazer uma faculdade no exterior.
2. Liste as universidades e faculdades que gostaria de estudar
O próximo passo é fazer uma lista das universidades e faculdades nas quais você gostaria de estudar com base nas respostas anteriores. Comece sua busca pesquisando sobre os cursos e programas de interesse, depois vá filtrando o nome das instituições que os oferecem.
Com as universidades e faculdades identificadas, é o momento de entender o perfil de cada uma delas e, claro, se elas estão localizadas em lugares nos quais você gostaria de morar. Afinal, esse é um aspecto importante para tomar a decisão.
Nos Estados Unidos, existem mais de 4600 instituições de ensino superior, então pode ser que a sua lista fique bem grande no começo. Uma dica que vai te ajudar a reduzir o número de opções é utilizar o site BigFuture.
Nele, você responde algumas perguntas sobre seu perfil e preferências e a plataforma cria uma lista com as instituições que mais combinam com você! Bem legal, não é? Quer mais uma dica extra?
Tente filtrar sua lista com até 10 nomes, essa é a quantidade ideal de universidades e faculdades no exterior para você se candidatar e conseguir boas taxas de aprovação. Neste conteúdo aqui você pode conferir todos os passos para ingressar em uma universidade internacional, vale a pena conferir!
3. Prepare as documentações
Com a lista final em mãos, é hora de começar a avaliar os requisitos de cada uma e começar a preparar as documentações necessárias para o application. Cada instituição tem suas próprias políticas, mas no geral, todas elas irão pedir os seguintes documentos:
- Essay, uma redação na qual você descreve os motivos que te tornam o candidato ideal;
- Cartas de recomendação, escrita por professores ou líderes que fizeram parte da sua trajetória escolar;
- Histórico do ensino médio;
- Diploma;
- Teste de proficiência, os mais aceitos são o TOEFL e IELTS;
- Resultado dos exames padronizados, como SAT e ACT.
Todos eles precisam estar em inglês, em alguns casos é necessário que você providencie a tradução juramentada, que é um tipo de tradução realizada para garantir que os documentos traduzidos são fiéis aos originais..
Se você tiver dúvidas sobre os requisitos, o ideal é que entre em contato com a universidade ou faculdade no exterior para esclarecer cada uma delas antes de iniciar o próximo passo.
4. Comece o processo de candidatura
O quarto passo é finalmente começar o processo de candidatura! Aqui, é importante que você revise tudo o que já tem e verifique se não falta nada para o seu application. Se tudo estiver certo, é só começar!
Existem duas formas de fazer esse processo, diretamente pelo site da universidade ou pelo Common Application. A escolha vai depender das determinações da universidade ou faculdade. Mais de 900 das instituições de ensino superior nos Estados Unidos aceitam que as inscrições sejam realizadas pelo Common App, mas para evitar qualquer problema é sempre bom confirmar com as que você escolheu.
De forma geral, esse processo é bem simples:
- Você acessa o site (universidade ou Common App);
- Cria sua conta;
- Preenche o formulário com todas as informações;
- Envia os documentos solicitados;
- Confirma se tudo está certo e pronto, basta enviar a candidatura!
5. Prepare-se para as entrevistas e aguarde os resultados
Essa é a parte mais difícil para os estudantes, esperar os resultados. Eles podem demorar um pouco para chegar e nesse meio tempo pode ser que você precise passar por uma entrevista de admissão.
Não são todas as universidades ou faculdades no exterior que vão pedir entrevistas, mas é bom estar preparado! Elas costumam ser simples e rápidas, apenas para o Comitê de Admissão te conhecer melhor e ver se o seu perfil corresponde mesmo com o da universidade.
Para se preparar é importante que você revise sua carta de motivação, conheça o perfil da faculdade, encontre pontos de semelhança entre vocês e mostre o porquê você seria o candidato ideal e como poderia contribuir para a instituição.
Após isso, é só esperar pelos resultados!
Como a Genium te ajuda a estudar em uma faculdade no exterior?
É fato que existe muita faculdade no exterior para brasileiros e chegar até elas, como já citamos, pode ser um processo bem complexo para fazer sozinho. Por isso, a assessoria Genium é perfeita!
Ela está disponível em dois modelos. O primeiro, é uma orientação com nossos assessores brasileiros, voltada exclusivamente para alunos do 8º, 9º, 1º e 2º do ensino médio que querem entender mais sobre o processo de candidatura, conhecer estratégias e começar o quanto antes a preparar um currículo competitivo para aumentar as chances de ingresso.
O segundo é a assessoria do Conselheiro Americano, exclusiva para alunos do 3º ano do ensino médio que já estão prontos para iniciar o processo de candidatura! Eles são guiados em 12 passos pelos conselheiros norte-americanos e com vasta experiência em ajudar alunos a ingressarem nas melhores universidades dos Estados Unidos e do mundo!
Se você deseja estudar em uma universidade dos Estados Unidos, a Genium é sua maior aliada. Já ajudamos inúmeros estudantes brasileiros a conquistarem a tão sonhada vaga em universidades e faculdades no exterior, você pode ler sobre essas histórias de sucesso em nosso blog.
E se tiver dúvidas sobre qual é a melhor opção para você, é só entrar em contato com a gente!