Tudo o que você precisa saber sobre a faculdade nos Estados Unidos

Se você está considerando estudar em uma faculdade nos Estados Unidos, provavelmente deve ter muitas perguntas. Afinal, o país é considerado um dos melhores do mundo em educação superior, com muitas faculdades e universidades de renome internacional, que atraem estudantes de todos os lugares e, por isso, os processos podem ser confusos. 

Se você está considerando estudar em uma universidade nos Estados Unidos, provavelmente já deve saber que no país estão localizadas as melhores faculdades e universidades do mundo. E que, assim como você, milhares de estudantes internacionais buscam oportunidades. 

Por isso, preparamos este artigo para responder às principais dúvidas sobre as instituições de ensino superior dos Estados Unidos, como se destacar da concorrência e mostrar que estudar no país pode ser uma experiência emocionante!

Continue a leitura para saber mais!

Como é o sistema de ensino superior americano? 

O ensino superior nos Estados Unidos é bem diferente do que estamos acostumados no Brasil. Quem deseja ingressar em uma universidade ou faculdade no país precisa passar por processo de admissão, que pode levar alguns meses entre a candidatura e os resultados.

Ele consiste na avaliação por parte das instituições das suas informações acadêmicas, como notas e atividades extracurriculares, além dos testes padronizados (SAT ou ACT), proficiência, cartas e entrevistas. 

Vale destacar ainda que a educação superior norte-americana dura entre 4 e 6 anos, e que não existe universidade 100% gratuita, mesmos as públicas cobram algumas taxas, como tuition, acomodação, transporte e materiais de aula.

Diferenças entre faculdades e universidades dos EUA e no Brasil

Como você já deve ter percebido em séries e filmes norte-americanos, a vida nas universidades parece ser bem mais agitada do que a dos estudantes brasileiros. Assim como no Brasil, as faculdades e universidades dos Estados Unidos possuem suas próprias particularidades e que podem ser bem diferentes do que vemos por aqui. 

Por exemplo, você sabia que nos Estados Unidos não precisa saber o que quer estudar logo que entra na faculdade? Isso mesmo! 

Você vai escolhendo as matérias que deseja cursar ao longo de dois anos até tomar a decisão, sendo auxiliado em todos esses momentos pelo Academic Advisor, um profissional que te ajuda a montar as grades com base em seus objetivos. 

No Brasil, isso não acontece. Assim que terminam o ensino médio, os alunos já precisam saber o que querem estudar e seguir como carreira. Por isso, a taxa de abandono do ensino superior é tão alta. Cerca de 56% dos estudantes de graduação deixam o curso pela metade ou trocam no meio caminho por não se identificarem com a escolha inicial. 

Além disso, as aulas nos Estados Unidos, possuem duração maior. Muitas vezes em período integral e os estudantes precisam cursar o “Core Requirements”, um conjunto de disciplinas que abrange diversas áreas do conhecimento e prepara os alunos para uma visão holística da profissão. Enquanto no Brasil, as aulas são ministradas, principalmente, em dois períodos: manhã e noite, sempre com duração entre 3 e 4 horas.  

Nos Estados Unidos a oferta de cursos é bem maior e mais diversificada, com cursos específicos e a possibilidade de criar novos de acordo com a demanda e interesse dos alunos. Por exemplo, por lá é possível estudar sobre Gerenciamento Esportivo, matéria que não existe no Brasil ou em outros países. 

Outra diferença, é que muitos alunos moram no campus e participam das chamadas fraternidades e irmandades, que promovem encontros e atividades para movimentar a comunidade estudantil. Isso é mais comum nas universidades públicas brasileiras, já que as privadas não possuem oferecem essa estrutura. 

Vale ainda destacar que nos Estados Unidos não existe faculdade ou universidade gratuita como no Brasil, mesmo as públicas são pagas. Mas isso não deve ser fator de impedimento! Existem muitas instituições que oferecem bolsas de estudos e auxílios financeiros para ajudar os alunos. 

Por que estudar nos Estados Unidos? 

Os Estados Unidos são um dos países mais procurados por estudantes do mundo inteiro que desejam cursar uma faculdade no exterior. Com instituições de ensino de renome internacional, oferecendo programas de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento, desde negócios e tecnologia até artes e ciências sociais, o país é o destino ideal para quem busca uma educação superior de qualidade.

Por isso, estudar em uma faculdade nos Estados Unidos pode te oferecer inúmeras vantagens, incluindo acesso ao ensino de alta qualidade, diversidade cultural e oportunidades de networking

Além disso, a experiência de estudar no em outro país, pode ajudar os alunos a desenvolverem habilidades valiosas, como independência, resiliência e adaptabilidade, que são altamente valorizadas pelo mercado de trabalho. 

Existem muitas outras razões pelas quais você pode escolher estudar em uma faculdade nos Estados Unidos. Olha só alguns exemplos:

Variedade de instituições

Existem milhares de universidades e faculdades nos Estados Unidos. São mais de 4600, com opções de cursos para todos os interesses acadêmicos e profissionais. 

Oportunidades de pesquisa

Muitas faculdades e universidades dos Estados Unidos são conhecidas por oferecerem aos alunos oportunidades de realizar pesquisas, permitindo que eles trabalhem em projetos emocionantes e inovadores. 

Aprendizado prático

Muitos programas de graduação no país norte-americano enfatizam a aprendizagem prática e experiencial, permitindo que os estudantes ganhem experiência no campo escolhido antes de se formarem. 

Desenvolvimento pessoal

Estudar em outro país pode ser uma experiência transformadora, principalmente nos EUA, onde você terá contato com diferentes culturas, permitindo que desenvolva habilidades sociais, culturais e linguísticas. 

Educação de alta qualidade

Como já mencionamos, as faculdades e universidades dos Estados Unidos estão entre algumas das melhores. Prova disso é muitas delas estão classificadas entre as 100 melhores do mundo

Esses são os principais motivos que tornam as universidades e faculdades nos Estados Unidos uma excelente opção para quem deseja um futuro repleto de oportunidades, conquistas e experiências transformadoras. 

As principais universidades nos Estados Unidos que você precisa conhecer

O que não falta nos Estados Unidos são excelentes opções de faculdades e universidades para você conhecer e considerar, são mais 4.600 instituições! Ou seja, sem dúvidas, você vai conseguir encontrar a perfeita para você. 

Entre as principais e que se destacam mundialmente estão:

Grande parte delas pertencem a famosa Ivy League e você pode saber mais sobre elas no conteúdo exclusivo do nosso blog. 

Como escolher a instituição de ensino ideal? 

A verdade é que escolher uma faculdade nos Estados Unidos pode ser um processo desafiador. Como existem muitas opções disponíveis e cada instituição tem suas próprias características e requisitos, pode ser confuso encontrar a ideal e que mais combine com seu perfil e objetivos.

Para facilitar esse processo, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar a escolher a faculdade certa para você. Confira!

Pesquise todas as opções 

Antes de se candidatar a uma instituição de ensino superior nos Estados Unidos, é importante fazer uma pesquisa para encontrar as opções que atendem aos seus interesses e objetivos. 

Você pode fazer essa pesquisa em diversos sites e buscadores, como o Google, US News, entre outros. Um que pode ajudar muito e ainda oferecer uma lista personalizada é o College Board. Nele, você responde algumas perguntas e a plataforma cria uma lista com as instituições que se encaixam no seu perfil.  

Depois disso, você pode acessar o site de cada e conferir mais detalhes sobre elas e entender se realmente correspondem ao seu perfil e metas, além de entender mais sobre o processo de admissão. 

Considere os requisitos

Cada faculdade tem seus próprios padrões de admissão. Por isso, é importante verificar quais são e se você atende todos antes de se candidatar. Na maioria das instituições, além dos aspectos acadêmicos, também podem ser solicitados informações financeiras e de proficiência em inglês. 

Verifique os custos

O custo de estudar em uma faculdade nos Estados Unidos pode variar muito. Portanto, você deve verificar qual o custo do curso que você deseja estudar. Lembre-se de considerar também o custo de vida do local onde está a faculdade, como: acomodação, alimentação e transporte. Busque as opções de assistência financeira disponíveis, como bolsas de estudo e empréstimos estudantis. 

Avalie a localização

A localização da faculdade também é um fator importante a considerar. Algumas faculdades estão localizadas em grandes cidades, enquanto outras estão em áreas mais rurais. Neste sentido, você deve se perguntar qual desses ambientes está mais relacionado com o seu perfil.

Além disso, você deve considerar também quais serão as opções de transporte, incluindo as atividades e oportunidades de lazer disponíveis na área e que vão te ajudar a se adaptar com maior facilidade. 

Considere a vida no campus

Essa será uma parte importante da sua experiência na faculdade. Então vale a pena acessar as páginas exclusivas no site das instituições e verificar mais detalhes sobre ela.

Você pode entrar em contato com alunos ou ex-alunos também e tirar suas dúvidas sobre a como é viver no campus, as oportunidades, atividades, os grupos, entre outras perguntas que podem te ajudar a definir as melhores escolhas. 

Não esqueça que ao decidir estudar em uma faculdade nos Estados Unidos, você deve considerar todos esses aspectos que citamos anteriormente. As instituições de ensino norte-americanas variam bastante em termos de qualidade e estilo, por isso, quanto mais detalhada e cuidadosa for a sua pesquisa, maiores as chances de encontrar aquelas que fazem mais sentido para seus objetivos futuros.

Até porque você não quer passar por todo o processo, conseguir a carta de aceite e depois descobrir que a universidade não era a certa. Além do College Board, sites como o U.S. News & Word Report e o Princeton Review podem te ajudar a avaliar o desempenho e a reputação das instituições de ensino nas quais você tem interesse.

Como financiar os estudos nos Estados Unidos? 

Os gastos de estudar em uma faculdade nos Estados Unidos podem ser bastante elevados, incluindo custos com moradia, alimentação, transporte e material escolar. No entanto, existem diversas opções de financiamento disponíveis para estudantes internacionais conseguirem bancar seus estudos.

Grande parte das instituições oferecem bolsas de estudo, empréstimos estudantis ou trabalhos em tempo parcial para ajudar.

Existem bolsas de estudo para estudantes brasileiros nos Estados Unidos?

Sim, elas existem! Apesar de não haver bolsa específica, os estudantes brasileiros podem ser contemplados com bolsas de mérito, esporte, criatividade, além de auxílios financeiros. Cada instituição tem sua própria política de concessão, por isso, é importante verificar com cada uma, as oportunidades. 

No blog da Genium tem um conteúdo bem bacana sobre bolsa de estudo nos Estados Unidos. Vale a pena conferir!

Como se candidatar a uma faculdade nos Estados Unidos? 

O processo de candidatura a uma faculdade nos Estados Unidos pode ser complexo e demorado, especialmente para estudantes internacionais. Felizmente, esse processo é muito similar entre grande parte das instituições. 

Na maioria delas você pode fazer sua candidatura diretamente no site da faculdade ou universidade, preenchendo um formulário com suas informações pessoais, histórico acadêmico e informações de contato. Depois basta anexar os documentos solicitados e enviar. 

Algumas instituições permitem que você faça sua candidatura diretamente pelo Common App, um aplicativo onde você preenche um só formulário e envia para diversas universidades. Você pode ler mais sobre ele neste link. 

Quais são os requisitos para ser aceito em uma faculdade americana? 

Apesar dos requisitos de aceitação em uma faculdade norte-americana variar de uma instituição para outra, de forma geral, solicitam:

  • Realização de um teste de proficiência em inglês, como o TOEFL ou IELTS; 
  • Realização de testes padronizados, como SAT e ACT;
  • Apresentação de histórico escolar e diploma de ensino médio;
  • Cartas de recomendação; 
  • Redação de uma essay pessoal. 

É importante destacar que as faculdades americanas avaliam o candidato de forma holística, levando em conta não apenas o desempenho acadêmico, mas também a personalidade, experiências de vida e objetivos de carreira. 

Com tudo isso, vale a pena estudar nos Estados Unidos?

Sim! Estudar nos Estados Unidos pode ser uma experiência emocionante e, ao mesmo tempo, desafiadora. Além do sistema de ensino superior norte-americano ser considerado um dos melhores do mundo, com muitas opções de faculdades e universidades para considerar, o país ainda oferece oportunidades únicas de vivenciar diversas culturas.

Não tenha dúvidas de que durante seu tempo no país você aprenderá muito com as comunidades locais, desenvolverá habilidades e competências que até então eram desconhecidas e abrir um mundo de oportunidades. 

A Genium te ajuda a chegar lá!

Se você quiser tornar tudo isso possível, a Genium Education é a sua melhor opção para ingressar em uma faculdade nos Estados Unidos!

Isso mesmo. Com o Genium High School, por exemplo, você tem a chance de cursar o verdadeiro ensino médio dos EUA, de forma 100% online. Ainda conta com aulas com professores norte-americanos, 10 matérias obrigatórias do currículo estadunidense e conteúdos autênticos.

Além disso, os alunos podem escolher após, ou durante, a realização do currículo obrigatório, outras matérias eletivas self-study para complementarem seus currículos. São mais de 150 opções para incrementar seu histórico acadêmico e aumentar as chances de admissão que podem ser adquiridas separadamente!

E falando em admissão, com a assessoria do Conselheiro Americano Genium, você é orientado em todas as etapas do processo para ingressar em uma universidade dos Estados Unidos. Desde a escolha das instituições, preparação das documentações, efetivação das candidaturas, até o que acontece depois disso. 

São 12 passos que vão aumentar as suas chances de conseguir a vaga que sempre sonhou em uma faculdade nos Estados Unidos. Você pode aproveitar tudo isso, assim como outros alunos Genium, que agora estudam em diversas instituições dos EUA e do mundo! Basta falar com a gente!

E, para conferir essas histórias de sucesso, acesse nossas redes sociais!

COMPARTILHE ESTE POST

SIGA-NOS E
COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp