Bolsa de estudo nos EUA: quais são e como conseguir?

Você sonha em estudar nos Estados Unidos e uma bolsa de estudo é a única forma de realizar esse sonho? Então, vai ficar feliz em saber que existem muitas oportunidades e opções que tornam isso possível. 

Neste conteúdo, preparado em parceria com o Andy, Conselheiro Americano Genium, vamos explorar quais são as opções de bolsas de estudo, como conseguir e o que você deve considerar na hora de se planejar para conquistar a tão sonhada oportunidade em uma universidade norte-americana!

Continue a leitura e saiba mais!

Quais os tipos de bolsa de estudo podem ser encontradas nos EUA?

O que não falta nos Estados Unidos são opções de bolsa de estudo que ajudam os alunos a se manterem durante a sua trajetória acadêmica. Antes de iniciar nossa lista, é preciso ter em mente que cada universidade tem suas próprias regras na concessão de bolsas, variando no total de disponibilidade, custos, descontos, entre outros. 

Dito isso, vamos aos principais tipos de bolsas de estudos que podem ser encontradas em todo o território norte-americano. 

1. Bolsa de estudo para a prática do esporte

Nos Estados Unidos é comum que algumas universidades contem com bolsas de estudo voltadas para a prática de esporte. Se você possuir habilidades atléticas excelentes, poderá receber até bolsas de 100%. 

Nesses casos, o seu treinador brasileiro é importante no processo. Geralmente, os treinadores no Brasil têm contatos no sistema atlético de universidade dos EUA. Com isso, eles podem ajudá-lo a entrar em contato com esses treinadores e ver se eles estão interessados ​​em conhecer melhor você e o seu desempenho atlético. 

Para isso, o ideal é que você envie um vídeo que destaque suas habilidades aos possíveis treinadores interessados das universidades norte-americanas. O processo também incluirá entrevistas e conversas online, por isso, quanto antes iniciar o processo de candidatura e preparação, melhor. 

Na maioria das vezes, os estudantes que conquistam essa bolsa ganham isenção das mensalidades e taxas, acomodação, alimentação e cobrimento das despesas relacionadas a viagens de jogos universitários. 

2. Bolsa de estudo por mérito

As bolsas por mérito acadêmico são as mais competitivas, mas isso não significa que são impossíveis de serem conquistadas. Elas são baseadas no desempenho acadêmico, ou seja, suas notas durante o ensino médio. 

Quase todas as universidades norte-americanas oferecem este tipo de bolsa de estudo, principalmente as privadas. Para ser concedida, os escritórios de admissão, consideram as notas durante o ensino médio, atividades extracurriculares, trabalhos voluntários, habilidades de liderança, organização, além de médias altas nos testes padronizados, como SAT e ACT. 

Como são competitivas, é preciso preparar muito bem a candidatura e, principalmente, desenvolver bem a sua carta de motivação. É nela que você deve mostrar o porquê merece a bolsa de estudo e, porque a universidade deveria concedê-la. 

3. Bolsa de criatividade

Se você é um aluno criativo, com alma artística e quer estudar música, arte ou dança, existem bolsas específicas para isso. Um exemplo são as opções concedidas pela Juilliard, a instituição mais famosa de artes nos EUA

Ela oferece tanto bolsa baseada em condições financeiras, quanto no mérito artístico. A instituição se empenha em ajudar o máximo possível os alunos, com suas bolsas e auxílios financeiros. 

4. Fellowships

Essa é uma bolsa de estudo um pouco diferente, porque além de oferecer os principais benefícios, como acomodação, alimentação, isenção de taxas e mensalidades, ela ainda oferece um salário para que o aluno trabalhe com pesquisas na universidade. 

Muitas universidades dos Estados Unidos oferecem este tipo de bolsa, geralmente, mais voltadas para profissionais que desejam aprender, enquanto desenvolvem e participam de uma pesquisa que irá contribuir para a sociedade. 

5. Grants ou scholarships 

As scholarships, são o tipo de bolsa de estudo mais comum e, na maioria das vezes, sua concessão é considerada automaticamente, junto com o formulário de inscrição. Ou seja, não necessitam de etapas extras ou requisitos extras. 

Elas podem ser parciais ou integrais, o que determinará a porcentagem da bolsa é definido diretamente pela instituição de ensino. Algumas consideram a necessidade financeira, outras a média do GPA, entre outros aspectos que podem ser decisivos para a concessão. 

Importante ressaltar que, em alguns casos, os alunos precisam fazer uma inscrição separada, por meio de um formulário específico, disponibilizado após o aceite na universidade. 

O grant, por outro lado, é um auxílio financeiro voltado para apoiar os estudos ou desenvolvimento de algum projeto. 

6. Assistantships, ou work on campus 

Uma outra opção para financiar os estudos em uma universidade dos Estados Unidos é trabalhar de alguma forma para a instituição. No caso das assistantships, as bolsas são oferecidas para os alunos que trabalham como assistente em algum serviço da área educacional, como bibliotecas ou sala de aula. 

Já no modelo work on campus, os alunos não precisam, necessariamente, trabalhar com algo relacionado à educação. São atividades mais gerais e realizadas dentro da universidade, como cortar grama, monitorar os corredores e dormitórios ou organizar eventos. 

7. Bolsa de estudo para grupos específicos

Algumas universidades dos EUA, para incentivar o acesso à educação e ensino de qualidade, disponibilizam algumas bolsas de estudos específicas para grupos minoritários. 

São bolsas exclusivas que consideram aspectos pessoais, demográficos e sociais, como local de origem, raça, religião, histórico médico, associação familiar, entre outros, para serem concedidas. 

Essa categoria, mesmo específica, abrange uma variedade de opções e cada universidade, determina os requisitos necessários para concedê-las. Por exemplo, existem bolsas de estudo para estudantes internacionais, como os brasileiros, além de bolsas concedidas por organizações públicas e privadas que investem em alunos com grande potencial. 

Como são bem exclusivas, muitas vezes pode ser complicado encontrá-las. Por isso, é fundamental conferir com a universidade que você tem interesse se você pode ou não se candidatar a esse tipo de bolsa e como funciona o processo. 

8. Bolsa de estudo voltada para mulheres

Apesar de recente, esse tipo de bolsa tem se tornado cada vez mais procurada. Algumas universidades procuram investir na igualdade de gênero e, para isso, oferecem bolsas de estudos exclusivas para as mulheres. 

Elas estão ainda mais presentes em cursos de graduação de áreas como ciências exatas, engenharia e matemática. Esse tipo de bolsa de estudo é concedido tanto pelas universidades, quanto por organizações privadas. Como exemplo, podemos citar a Society of Women Engineers e o Center for Women in Technology, que disponibilizam bolsas de estudos com valores que podem variar entre 5 e 20 mil dólares, por ano ao longo do curso. 

9. Bolsas de estudos para carreira

Se você já tem certeza da área que deseja seguir, pode buscar por instituições que ofereçam bolsas específicas para sua carreira. O mais comum é que essas bolsas sejam voltadas para profissionais em início de carreira ou com alguma experiência relevante para a área.

Um bom exemplo é o programa John S. Knight Journalism Fellowships da Universidade de Stanford. Todos os anos, são selecionados cerca de 20 profissionais de jornalismo para estudar os principais desafios atuais da área, por 10 meses na universidade. 

10. Bolsa de estudo específica da instituição

É um tipo de bolsa bem comum em instituições particulares, muitas vezes financiadas por ex-alunos. Elas são concedidas com base em diversos critérios, principalmente, a trajetória acadêmica e as aspirações profissionais. 

Existem duas formas de concessão: as integrais, que cobrem todos os gastos com o curso e as parciais, que cobrem parte das despesas. 

11. Bolsa para pós-graduação

Agora, se você não está no ensino médio ou se preparando para se candidatar a uma bolsa de graduação, vai gostar de saber que existem muitas opções de bolsa de estudo para a pós-graduação.

Isso mesmo! Além das bolsas disponibilizadas pelas universidades, para mestrado e PhD, existem bolsas concedidas por empresas que buscam investir no talento de seus profissionais. 

Elas também podem ser totais e parciais, sendo que a maioria exige que você tenha no mínimo de dois a cinco anos de experiência na área. 

Qual é a diferença entre financial aid e scholarship?

Ao pesquisar pelas bolsas de estudos você pode se deparar com esses dois termos: financial aid e scholarships. É importante que você saiba exatamente o que cada uma pode oferecer e suas diferenças para te guiar na melhor escolha. 

O financial aid é como um financiamento, um empréstimo que você paga após se formar e pode vir diretamente da universidade que você frequenta ou de uma instituição de crédito privada, como os bancos. O governo federal dos EUA tem vários programas de empréstimos, porém, eles não estão disponíveis para estudantes estrangeiros.

Já as scholarships, ou bolsas de estudo, são como prêmios. Você pode ganhar uma bolsa de estudos por mérito, suas realizações acadêmicas e pontuações de testes. Por base cultural internacional, quando as universidades estão querendo alunos estrangeiros com o mesmo perfil da instituição em suas instalações, para criar uma experiência global. 

Ou ainda, em um programa de extensão internacional, onde a universidade tem interesses específicos para alunos de países selecionados. 

Quais universidades norte-americanas oferecem bolsa de estudo integral para estudantes internacionais?

Até aqui você já viu que é muito possível entrar em uma universidade dos Estados Unidos como bolsa de estudo, tanto as parciais, quanto as integrais. 

Mas, quais delas oferecem opções com 100% de isenção para os estudantes internacionais? Nós separamos uma lista abaixo para você conhecer! Confira:

Além dessas instituições, podemos citar as universidades norte-americanas que contam com alunos do Genium High School! Olha só quais são:

A maioria dos nossos alunos são aceitos em mais de três universidades dos EUA, um dos cases de mais sucesso por aqui é o da Malu, aceita em seis universidades do país! Mas, não é só ela. 

Temos outras histórias de sucesso, como a Mel Gatti, aprovada em três universidades dos Estados Unidos, todas com bolsa de estudos! Uma das bolsas é a President’s Scholarships, ela é a mais alta e única bolsa do tipo concedida pela instituição. 

Como começar o planejamento financeiro para estudar em uma universidade nos EUA?

Antes de mais nada, é muito importante levar em consideração os custos e despesas ao frequentar uma universidade nos Estados Unidos. Você deve considerar muitos fatores, incluindo mensalidades, taxas, custo de vida, transporte, etc. 

Mesmo contando com uma bolsa de estudos, você precisará gastar em algum momento. Tenha em mente que as universidades mais baratas ainda custarão pelo menos US$20 mil por ano para frequentar, enquanto as de maior prestígio podem custar de US$70 mil a US$80 mil por ano*.

Por isso, a primeira pergunta que você deve fazer a si mesmo e à sua família é se você pode arcar com os custos caso não receba uma bolsa de estudo total, ou caso a parcial não seja o suficiente. Você precisa considerar o quanto você ou sua família poderão arcar de despesas e por quanto tempo. 

Essas informações precisam ser decididas antes de buscar pelas universidades nas quais pretende estudar.  Muitos alunos que contam com a assessoria do Conselheiro Americano Genium, dependem de algum tipo de ajuda financeira, financiamento ou bolsa de estudos para frequentar as universidades norte-americanas. 

Além disso, sabemos que encontrar financiamento sendo um estudante estrangeiro não é uma tarefa fácil, afinal, grande parte das bolsas e programas são voltados para estudantes norte-americanos. Mas, como você viu, conquistar uma dessas bolsas de estudos não é impossível. 

Cada universidade tem suas próprias políticas e processos em relação a financiamento e bolsas de estudo. Para facilitar, procure no site a área Financial Aid/Scholarship e leia tudo o que estiver disponível e, se necessário, baixe os materiais complementares.

Você também precisará entrar em contato com o departamento internacional que, geralmente, possui uma equipe para te ajudar com as finanças. Não seja tímido! Eles estão aí para te ajudar e lembre-se que você deve contatá-los. 

A assistência que cada universidade está disposta a lhe oferecer pode interferir na sua decisão. Por exemplo, se você tem duas universidades, e uma está oferecendo para cobrir 75% de suas despesas, mas a outra cobrirá apenas 25%, você precisa também considerar o que é melhor para você financeiramente.

De um modo geral, as universidades de elite, como Yale, Harvard, Princeton e Columbia, têm mais verba para disponibilizar bolsas de estudo para alunos estrangeiros do que as escolas comuns. Isso porque eles têm grandes doações de centenas de milhões ou até bilhões de dólares para atrair os alunos certos para seu campus. Para elas, o dinheiro e condições financeiras não devem impedir que os alunos certos frequentem a universidade.

Como você pode se destacar dos outros ao se candidatar para bolsas de estudo?

Decidido a buscar sua bolsa de estudo para ingressar no ensino superior norte-americano? A chave do sucesso, além de ótimas notas, excelentes habilidades e competências, boas cartas de recomendação e motivação, é muito planejamento e determinação. 

O Conselheiro Americano Genium é a assessoria perfeita para ajudar nesse momento! Ele te acompanha em cada etapa da candidatura, desde a escolha das universidades, possíveis bolsas de estudo, documentação e inscrição. 

Tudo com isso com um profissional nativo, especializado em ajudar os alunos da Genium Education a realizarem o sonho de estudar em uma universidade dos Estados Unidos! 

Veja mais detalhes sobre a assessoria e todas as vantagens que ela oferece, neste vídeo preparado pelo Andy, o chefe do Departamento do Conselheiro Americano:

Assessoria do Conselheiro Americano para ingresso em universidades nos EUA

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, nossa equipe especializada estará à disposição para te atender.

E não se esqueça! Os alunos Genium High School tem o Conselheiro Americano para ajudar nas candidaturas a universidades dos EUA, e a assessoria também pode ser adquirida a parte, caso deseje.

*Os valores podem variar conforme a cotação do dólar e o ano letivo. Verifique sempre com a universidade em que planeja estudar os valores atuais.

COMPARTILHE ESTE POST

SIGA-NOS E
COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp